O Google Analytics Universal é um dos sistemas de Web Analytics mais antigos e conhecidos, e a partir de 1 de julho de 2023, ele não terá mais suporte e será descontinuado. Sim! Morreu e está apenas respirando por aparelhos. Ou seja, as marcas que não migrarem para o Google Analytics 4 perderão informações importantíssimas sobre o que acontece nos seus principais canais.
Mas afinal o que é o GA4? O Google Analytics 4, ou carinhosamente chamado GA4, é a nova versão da plataforma de análise de dados do Google e traz muitas melhorias em relação ao Universal Analytics. É uma plataforma avançada, com recursos mais poderosos e uma interface de usuário mais intuitiva. Além disso, ele é mais seguro e escalável do que o seu antecessor.
Uma das principais mudanças é a forma como o Google Analytics 4 coleta e armazena dados. Enquanto o Universal se concentrava nas visitas ao site, o GA4 se concentra nas pessoas e em suas interações com a sua marca. Isso significa que é possível entender como os usuários se relacionam com a sua marca em vários canais, incluindo site, aplicativo, e-mail e mídias sociais.
Outra grande vantagem da nova versão é a capacidade de aproveitar as tecnologias de inteligência artificial e aprendizado de máquina para fornecer insights mais precisos e personalizados. Por exemplo, ele pode identificar automaticamente tendências e padrões nos dados e fornecer recomendações para aprimorar a experiência do usuário.
O que é o ChatGPT e como utilizá-lo no marketing digital
Em resumo, migrar para o Google Analytics 4 é OBRIGATÓRIO pois, além da sua versão anterior ser descontinuada, ele fornece insights mais precisos e personalizados, além de ser mais seguro e escalável. E por se concentrar nas pessoas e em interações com a sua marca, ele permite entender melhor como os usuários se relacionam em vários canais. Não perca a oportunidade de melhorar sua análise de dados e obter insights valiosos para aprimorar a experiência do usuário e maximizar o retorno sobre o investimento.
Não sabe como fazer? Chama o nosso time de especialistas em Web Analytics e troca uma ideia. =)