Fim dos Cookies de Terceiros no Google Chrome.
Créditos: Freepik

Fim dos cookies de terceiros e o impacto no marketing

Você já deve ter ouvido falar, que o Google Chrome deu um fim e deixou de suportar os cookies de terceiros desde o dia 4 de janeiro de 2024, aqueles arquivos que rastreiam o seu comportamento online e permitem que os anunciantes mostrem anúncios personalizados para você. Mas o que isso significa na prática? Como isso vai afetar a sua experiência na internet? E o que você pode fazer para se adaptar a essa mudança? Vou explicar de forma leve e de fácil entendimento o que são esses cookies, como eles funcionavam, quem deixará de ter eles funcionando, como resolver, e mais uma informação importante que vale destacar.

O que são Cookies de Terceiros?

Cookies são pequenos arquivos que os sites que você visita enviam para o seu navegador, e que ficam armazenados no seu computador. Eles servem para guardar informações como logins, senhas, preferências de navegação, histórico de compras, etc. Esses dados podem melhorar a sua experiência online, pois permitem que os sites reconheçam você e ofereçam conteúdos e serviços mais adequados ao seu perfil.

Os cookies de terceiros são aqueles que não são enviados pelo site que você está visitando, mas por outros sites que têm alguma relação com ele, como redes sociais, plataformas de vídeo, ferramentas de análise, etc. Esses sites podem usar os cookies de terceiros para rastrear o seu comportamento online em vários sites diferentes, e assim criar um perfil sobre os seus interesses, hábitos, preferências, etc. Esse perfil pode ser usado para mostrar anúncios mais relevantes e personalizados para você, o que pode aumentar as chances de você clicar neles e comprar algo.

Como eles funcionavam?

Os cookies de terceiros funcionavam da seguinte forma: quando você visitava um site que tinha algum elemento de outro site, como um botão de curtir, um vídeo incorporado, um banner publicitário, etc., esse outro site enviava um cookie de terceiro para o seu navegador, que ficava armazenado no seu computador. Esse cookie continha um identificador único, que permitia que o site de terceiro reconhecesse você em outras visitas a outros sites que também tinham elementos dele. Assim, o site de terceiro podia coletar informações sobre os sites que você visitava, as páginas que você acessava, o tempo que você ficava nelas, os cliques que você fazia, etc. Essas informações eram usadas para criar um perfil sobre você, que podia ser compartilhado com outras empresas de publicidade, que podiam usar esses dados para mostrar anúncios mais direcionados e personalizados para você.

Quem deixará de ter eles funcionando?

O Google Chrome, que é o navegador mais usado no mundo, anunciou que vai deixar de suportar, em definitivo, os cookies de terceiros até o segundo semestre de 2024. Por enquanto, do dia 4 de janeiro de 2024 apenas 1% dos usuários foram afetados. Isso significa que os sites de terceiros não poderão mais enviar esses cookies para o seu navegador, nem acessar os que já estão armazenados no seu computador. Assim, eles não poderão mais rastrear o seu comportamento online nem mostrar anúncios personalizados para você. Essa medida faz parte de um projeto chamado Privacy Sandbox, que visa garantir mais privacidade e controle para os usuários, enquanto possibilita que as empresas de publicidade ainda possam monetizar conteúdos online.

Outros navegadores, como o Safari, da Apple, e o Firefox, da Mozilla, já haviam eliminado os cookies de terceiros em nome da privacidade dos seus usuários. Portanto, se você usa algum desses navegadores, você já não está sendo rastreado pelos cookies de terceiros há algum tempo.

Com o fim dos Cookies de Terceiros, o que fazer?

Se você é um usuário comum da internet, você não precisa fazer nada para se adaptar ao fim dos cookies de terceiros. Na verdade, você pode se beneficiar dessa mudança, pois terá mais privacidade e segurança online, e não será mais incomodado por anúncios invasivos e repetitivos. Você também poderá ter mais escolha e transparência sobre como os seus dados são usados, e poderá optar por compartilhá-los ou não com os sites que você visita.

Se você é um anunciante, você e/ou a sua agência precisam se preparar para essa mudança, pois ela afetará a forma como você faz publicidade online. Você não poderá mais usar os cookies de terceiros para segmentar, medir e otimizar as suas campanhas, nem para combater fraudes online. Vocês precisarão buscar novas soluções que respeitem a privacidade dos usuários, mas que também permitam que você alcance os seus objetivos de negócio. O Google está trabalhando com algumas empresas para desenvolver novas soluções, que serão testadas ao longo do ano, e que prometem substituir os cookies de terceiros de forma eficiente e segura. Você pode acompanhar as novidades e os testes no site do Privacy Sandbox.

E o que mais vale destacar sobre o fim dos Cookies de Terceiros?

O fim dos cookies de terceiros no Google Chrome é uma mudança significativa para o ecossistema da publicidade digital, que está passando por uma reformulação fundamental, com o objetivo de entregar uma experiência online mais privada do que nunca. Isso está ocorrendo porque as pessoas em todo o mundo estão, com razão, exigindo mais privacidade e controle nas suas experiências digitais. As buscas por “privacidade online” cresceram globalmente mais de 50% em 2020, em comparação com o ano anterior. Chegou a hora de evoluir para servir melhor às pessoas e para construir relações de maior confiança.

Espero ter esclarecido as suas dúvidas sobre o fim dos cookies de terceiros no Google Chrome. Se você gostou, compartilhe com os seus colegas e deixe o seu comentário. Obrigado pela leitura!

Leia também: Anúncios te perseguindo? Descubra como a tecnologia de rastreamento funciona

Você pode gostar